15 de abr. de 2014

Maioria não se preparou para a Copa

63% dos empresários não pretendem investir no Mundial


Falta pouco mais de um mês para a Copa do Mundo e 63% dos empresários brasileiros ainda não se prepararam e nem se preocupam com o Mundial. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Logistas (CNDL), somente 16% dos empreendedores estão otimistas com o aumento das vendas na Copa do Mundo.

Para 42% dos entrevistados não haverá um aumento significativo nas vendas durante o campeonato de futebol. Já uma das dificuldades encontradas pelos empreendedores para investir no evento foi a falta de mão de obra qualificada.


Mas quem apostou na Copa do Mundo está otimista. Na hotelaria, 70% dos empresários acreditam que este será um dos setores mais lucrativos, seguido pelos de alimentação e diversão (56%), transporte (38%) e comércio (24%).


Os resultados alcançados durante a Copa das Confederações, realizada no Brasil em 2013, também influenciaram nos negócios da Copa. Dos que optaram por investir no Mundial deste ano, 55% apostou no campeonato de 2013, sendo que 40% destes tiveram um retorno abaixo ou muito abaixo ao esperado (variação média no volume de vendas de 17%). As manifestações e feriados foram os principais responsáveis pela performance negativa.


Já entre os que tiveram um retorno dentro e acima do esperado (60%), a média da variação do volume de vendas foi de 32%, sendo o aumento da demanda (turistas) o principal responsável.


O levantamento do SPC e da CNDL ouviu 600 empresários em sete cidades-sede do Mundial, cujo principal negócio tem relação direta com o evento. Ao todo foram 71 questões aplicadas entre 24 de fevereiro e 10 de março.

Fonte: Jornal SC