Antigamente, era fácil encontrar pessoas que
trabalhavam há vinte, trinta anos na mesma empresa – em alguns casos, com o
mesmo chefe durante todo esse tempo! O cenário atual é, no mínimo, muito
diferente.
As empresas oferecem pressão e metas cada vez
mais apertadas, e dessa forma o profissional precisa saber lidar com
adversidades o tempo todo. Além disso, com o dinamismo atual do mercado e
situações mudando cada vez mais rápido, o indivíduo precisa ser ágil e focado
nas soluções, ao invés de lamentar os problemas.
Hoje em dia, uma das características
comportamentais mais valorizadas nas empresas é a resiliência profissional.
Gosto de definir um profissional resiliente como alguém que não foca no
problema, mas sim na solução. Ou seja, alguém com um bom equilíbrio emocional.
Isso significa lidar com situações difíceis e
desafiadoras de maneira mais produtiva que outros profissionais. Imagine uma
situação de troca de chefe, por exemplo. Esse novo gestor traz com ele inúmeras
mudanças e projetos novos. Muitos profissionais seriam resistentes e negativos,
dificultando o andamento dos processos. Já os profissionais resilientes seriam
mais flexíveis, aceitando com maior facilidade as novidades propostas.
Situações imprevistas também dão dor de cabeça em
muita gente. De última hora, o computador trava e você perde o seu trabalho, o
carro apresenta problemas mecânicos na ida para a reunião ou o terno da
palestra fica manchado de vinho alguns minutos antes da apresentação. Alguns
perdem a cabeça. Ficam estressados, lamentando o azar dos acontecimentos.
Outros, esperam para se lamentar depois. São positivos em relação ao problema e
procuram encontrar a melhor solução, com maior tranquilidade e assertividade.
Essas são as pessoas realmente resilientes.
É claro que resiliência não significa sangue
frio. Profissionais resilientes também se abalam em situações difíceis, porém
mantêm o equilíbrio emocional para encontrar a solução. Afinal, de nada adianta
reclamar dos infortúnios, isso não corrige e só atrasa a correção do problema.
Como
se tornar um profissional resiliente
Resiliência é uma característica pessoal, que
depende muito da personalidade de cada um e de sua criação, desde seus
primeiros anos de vida. No entanto, é possível desenvolver a resiliência para
se tornar um profissional mais flexível e equilibrado em situações de crise.
Um dos pontos principais é, como sempre,
autoconhecimento. Reconhecer suas limitações e pontos fortes é essencial para
aprimorar e desenvolver características comportamentais.
Outro aspecto importante é ter um ou mais pontos
de equilíbrio fora do trabalho. Pessoas que vivem pelo trabalho e não têm
nenhum “refúgio“ em casa, por exemplo, tendem a reagir mal com imprevistos e
desafios. Ou seja, quem prioriza apenas o trabalho, num momento de crise encara
a situação num grau elevadíssimo de preocupação. Por outro lado, quem tem
outras prioridades, como família e outros compromissos, tende a não desperdiçar
todas as suas energias no ambiente de trabalho, apresentando, teoricamente,
maior resiliência.
Além disso, é sempre bom que o profissional tenha
bom relacionamento interpessoal. Isso acontece pois, ao enfrentar dificuldades,
a tendência é que ele procure ajuda com seus colegas. Pode parecer
inacreditável, mas muitas pessoas são resistentes a pedir ajuda de terceiros,
tentando resolver sozinhas os seus problemas. No entanto, como dizem por aí,
‘’duas cabeças pensam melhor que uma.”
Fonte: Lima Lopes
Fonte: Lima Lopes