O Brasil vai precisar de 7,2 milhões de profissionais qualificados nos próximos três anos. A conclusão é resultado de uma pesquisa realizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).As oportunidades estão na indústria de alimentos, operadores de máquinas para costura e construção civil.
Técnicos em controle da produção, eletrônica, eletricidade e eletrotécnica também estão em alta.
As indústrias das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil são as que mais precisam de mão de obra qualificada. Muitas empresas já começam a sentir a falta desses trabalhadores. Uma padaria em São Paulo tem 500 funcionários e abriu 20 novas vagas, mas há dois meses não encontra ninguém que saiba fazer o trabalho. “Eu tenho entrevistas todos os dias. Faço anúncios em todos os jornais, em cadernos de emprego e não arrumo quase nada”, diz Ricardo Guedes, dono da padaria.
Marco Antônio Marcondes é consultor em restaurantes, mas achou que faltava transformar a teoria em prática e resolveu se qualificar. “Eu vou poder passar essa informação de maneira mais segura, fazendo com que o próprio cliente que trabalha comigo também consiga adquirir esse conhecimento e fazer com que o mercado se torne muito mais profissional”, afirma.
Fonte: http://g1.globo.com/jornal-hoje/noticia/2012/09/industria-deve-empregar-72-milhoes-de-trabalhadores-tecnicos-ate-2015.html