A especialista em redes sociais, Alessandra Sleiman, da empresa Mesa de Marketing, listou algumas dicas para quem quer ter sucesso na hora de procurar um emprego - ou ser procurado por um possível selecionador de RH ou por uma empresa -, utilizando as redes sociais:
1. Cuidado para não passar uma impressão negativa: É de extrema importância ser cauteloso na hora de postar fotos e fazer comentários, para não acabar passando informações negativas. Não se trata de um diário virtual, afinal todos seus seguidores estão vendo o que você posta.
2. Fique atento ao conteúdo dos textos gerados para seu blog ou linked in, por exemplo. As empresas analisam o perfil do candidato para que possam observar previamente se os valores e interesses profissionais se encaixam aos da empresa.
3. Exponha suas opiniões com coerência e entendimento sobre o assunto nos fóruns de discussões. Os selecionadores estão de olho se o futuro profissional se comporta de maneira profissional e ética.
4. Procure seguir em redes como o Twitter a empresa em que pretende trabalhar. Há empresas que preferem anunciar vagas disponíveis nas redes sociais, por ser uma maneira muito prática de buscar novos currículos e de encontrar candidatos que já estão se relacionando com a empresa, uma vez que eles já optaram por segui-lo e fazer parte da comunidade.
5. Utilize as redes sociais com cautela e disciplina. Use as de maneira ética e segura, para não ser prejudicado ao invés de beneficiado.
* Alessandra Sleiman
Sócia da empresa Mesa de Marketing e especialista em mídias sociais com ampla experiência em ministrações de cursos, consultorias, treinamentos, criação, implementação e gerenciamento de redes sociais