28 de abr. de 2011

Brasil deve criar mais empregos em 2011, diz ministro

O Brasil deve criar mais empregos este ano do que criou em 2010, de acordo com declaração do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, feita nesta quinta-feira (28).
A declaração de Lupi vem na direção contrária do que foi afirmado pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior, na última terça-feira (26). Ela disse que o crescimento de empregos neste ano será em patamar menor do que foi no anterior, quando foram geradas 2,5 milhões de vagas, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Para Lupi, a diferença de análises acontece porque muitas vezes são olhados apenas os dados relativos às sete maiores capitais do país, que constam na pesquisa do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos).
- O Brasil não é só sete regiões metropolitanas. O Brasil do interior, o Brasil nordestino está crescendo muito mais. Por isso, o Caged traz um retrato mais fiel. Até porque não é pesquisa.
No início do mês, o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou uma pesquisa que previa que o Brasil deve encerrar 2011 com 2 milhões de novos empregos formais. A projeção, no entanto, corresponde a apenas dois terços da estimativa do governo, já que, segundo o ministério do Trabalho, serão geradas 3 milhões de vagas este ano.
www.dpempresarial.com.br