Para dar conta do aumento na produção e nas vendas nesta época do ano, indústria e comércio abrem processos seletivos para a contratação de trabalhadores temporários - a Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem) estima que, neste ano, serão 163.600 vagas nessa modalidade em todo o país. Mas o trabalho com prazo para terminar não é um fenômeno exclusivo no período de festas. Comum nos Estados Unidos e na Europa, esse modelo de trabalho começa a ser aplicado com mais frequência por aqui ao longo de todo ano.
O contrato temporário pode ser a porta de entrada para o mercado de trabalho - segundo a estimativa da Asserttem, 15% dos 163.000 serão contratados para o primeiro emprego. Ainda de acordo com a Associação, 12% dos trabalhadores temporários contratados no fim do ano de 2013 foram efetivados. A rápida empregabilidade é outra vantagem. "Um processo seletivo comum dura, em média, de três a quatro semanas. Já um processo para vagas temporárias dura, no máximo, uma semana", diz Lucas Nogueira, gerente da divisão de recrutamento temporário da Robert Half.
No Brasil, o trabalhador temporário pode ser contratado para suprir um aumento de demanda da empresa, a exemplo do que ocorre no final do ano, ou em caso de ausência legal, ou seja, quando a empresa precisa substituir temporariamente funcionários em licença maternidade, com problemas de saúde ou férias, por exemplo. "Por lei, o contrato de aumento de demanda pode durar, no máximo, seis meses e o de substituição de empregados não deve ultrapassar nove meses", explica Joelma de Matos Dantas, gerente jurídica do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem).
Fonte Veja: http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/as-vantagens-do-trabalho-temporario/