15 de jan. de 2014

A melhor característica para sucesso profissional: ser você mesmo

Todas as empresas têm perfis e passam por momentos diferentes em suas estratégias de negócio. Para atender a essas necessidades, os profissionais precisam ter valores alinhados e características condizentes com o momento da organização que almejam integrar-se. “As empresas, cada vez mais, estão procurando identificar não só as características técnicas de cada candidato, mas principalmente seus valores, para ver se eles são compatíveis com a organização”, afirma o diretor de relações empresariais da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-Nacional), Ruy Schiozawa.

O executivo diz que não há uma fórmula ou uma lista de habilidades que deve ser seguida para que alguém consiga uma boa colocação no mercado de trabalho. É necessário, sim, trabalhar para potencializar os pontos positivos, identificar os falhos e, a partir disso, procurar uma empresa que esteja passando por um momento em que aquelas características sejam necessárias: “Vamos supor que uma empresa esteja se internacionalizando. Então ela vai buscar alguém com características ligadas à multicultura, experiência internacional, equipe remota, que têm a ver com aquele momento da empresa”.

Por isso, ao montar o currículo, é vital que sejam descritas, de maneira natural e orgânica, as experiências e os projetos mais importantes vivenciados anteriormente, que demonstrem com clareza as habilidades e valores presentes no profissional.
Para Schiozawa, se a pessoa não está conseguindo uma colocação, é porque pode estar procurando no lugar errado. E modificar o perfil para atender à determinada empresa não é indicado. “Num momento a empresa está precisando de profissionais com determinadas características, mas continua precisando de profissionais com outras características em alguma outra área da empresa”, explica.

No entanto, em comum entre todas as necessidades e um item essencial para qualquer pessoa é a liderança. “As melhores empresas, que têm a melhor performance e o melhor ambiente de trabalho são aquelas que preparam melhor o seu líder”, afirma Schiozawa. Segundo ele, essa é uma característica capaz de fazer com que a organização esteja preparada para momentos difíceis e possa definir estratégias para dar a volta por cima sempre que precisar. Exatamente por isso, desenvolver programas que estimulem essa capacidade, atendam a demandas pontuais e também permanentes é essencial para organizações que buscam contribuir para qualificação de seus profissionais.

Fonte: http://migre.me/hrNzg