19 de jul. de 2013

Saiba como evitar a gripe também nos dias de temperaturas baixas

Com o inverno, os ambientes ficam mais fechados por causa do frio, as pessoas mais aglomeradas, e é difícil passar toda a estação sem pegar uma gripe. Mas se prevenir contra a doença não é tão difícil assim. Lavar as mãos com frequência está no topo da lista de recomendações para evitar os "atchins". E não é só isso. Confira outras dicas para manter a saúde nos próximos meses de friozinho. 

Recomendações
l Ao tossir ou espirrar, não coloque as mãos na frente no nariz, opte por lenços descartáveis, mais higiênicos. Logo após o uso, elimine-os. Se não tiver lenço disponível, utilize o antebraço. 
l A pessoa infectada deve usar toalhas, pratos e talheres individuais e não compartilhá-los com o resto da família. 
l Lave as mãos sempre que houver contato com o paciente ou algo que ele tenha manuseado. Nunca coloque as mãos nos olhos, na boca ou no nariz, para evitar a transmissão. 
l Use agasalhos no frio para não deixar o corpo exposto a viroses. Ao espirrar, use lenço de papel para não transmitir a doença. Lave sempre as mãos, pois a contaminação ocorre por meio de secreções. 
l Não se automedique. Se tiver sintomas de gripe, procure um médico. Para lavar as mãos. 
l Lave sempre antes das refeições e depois de passar em ambientes muito fechados e cheios. 
l Primeiro molhe as mãos. Depois use o sabonete líquido e esfregue bem até o pulso (o em barra pode transmitir os vírus). Enxágue bem. 
l O álcool gel substitui a lavagem com sabonete quando a mão não tiver sujeiras visíveis, nestes casos, a eficácia é a mesma. 

No ônibus 
Tente ficar o mais longe possível de qualquer pessoa que apresente sintomas de gripe. Além disso, você pode tentar cobrir o rosto com uma manta ou alguma outra peça de roupa. Se a pessoa gripada espirrar ou tossir, peça que ela proteja o nariz e a boca com um lenço. Ao sair do ônibus, procure lavar as mãos com sabão o quanto antes. 

Ambientes arejados 
Com o inverno é difícil manter janelas abertas, mas este é mais um hábito que precisa mudar. Abrir janelas e portas dentro de casa ou do trabalho faz com que o vírus sobreviva menos naquele ambiente. A vida dele pode diminuir de até duas horas para apenas 15 minutos. Assim, a chance de você ou mais pessoas se infectarem tocando um uma maçaneta, por exemplo, é bem inferior.

Diário de SC.