10 de fev. de 2012

Tecnologia pode ser chave na busca e retenção de talentos

Automatização de sistemas garante ao gestor rapidez na avaliação das equipes

O perfil de concorrência empresarial cada vez mais agressivo e rendido à tecnologia e sistemas de informação faz com que corporações busquem melhores sistemas e as melhores pessoas para atuar, sempre.

Mas essa busca não precisa caminhar separadamente: ferramentas de TI podem auxiliar gestores a avaliar, monitorar e comparar a eficiência de seus colaboradores de maneira muito mais rápida e eficiente, por exemplo.

Sob o tema “A importância da TI na gestão de talentos humanos”, Edson Gonçalves, gerente de produto de RH da Senior, ministrou palestra na HSM ExpoManagement 2011, falando que é possível aliar tecnologia ao talento humano, o que propicia respostas mais rápidas para o gestor de toda e qualquer área.

Entretanto, a simples automatização de processos não resolve por si só os problemas da organização. 

Para Gonçalves, é preciso preparar as equipes para a introdução de novas rotinas. “Se as pessoas não desejarem o sistema, ele pode ser o melhor do mundo que não vai funcionar”, afirma.

O executivo pondera que pessoas e organizações buscam coisas diferentes. Os primeiros querem atuar em empresas que ofereçam capacidade para crescimento e desenvolvimento da carreira. Já as companhias, buscam trabalhadores com competências adequadas à filosofia da empresa. Quando os dois caminhos se unem, o sucesso é garantido.

E como saber se o funcionário está desenvolvendo bem suas qualidades? Investindo em processos de avaliação e criando estatísticas confiáveis de comparação entre membros da equipe.

“Com gráficos e índices de performance que permitem comparar a atuação do profissional com o de seus colegas, o gestor passa a ter mais uma ferramenta para auxiliá-lo na tomada de decisões”, diz Gonçalves.

A busca pelo equilíbrio

Conseguir identificar o potencial do profissional que atua na empresa também evita que um excelente técnico seja transformado num gerente medíocre, explica o executivo.

“O gestor quer resultados e gerir talentos por meio da TI é conquistar maior produtividade, fazer mais com menos e ser mais eficiente”, argumenta.

Por isso, o setor de Recursos Humanos das empresas deve estar focado sempre no cliente e não nos diretores ou nos CEOs das companhias. “Quem faz o negócio prosperar são os clientes, então o foco deve estar sempre em satisfazê-los. Uma equipe engajada e talentosa consegue isso”, garante.

Fonte: Véli