Quando existe falta de informação e sensação de isolamento, não há motivação. Por isso, a missão do Endomarketing é agir exatamente no sentido contrário. Definido por alguns especialistas como “o marketing voltado para dentro da empresa”, o Endomarketing tem como principal objetivo estimular os colaboradores a um maior compromisso com as organizações, através de ações pensadas principalmente para fazer com que se sintam verdadeiramente importantes dentro da equipe, em um processo de integração, mas também de comunicação entre líderes e liderados.
Em geral, as pessoas sentem-se importantes pelo grau de informações que recebem. Bem informados e em sintonia com as metas e objetivos da instituição, os colaboradores tendem a sentir-se valorizados e a assumirem com empenho sua parcela de responsabilidade sobre o resultado final do negócio. Seja criando condições favoráveis à realização do seu trabalho ou proporcionando o ambiente de trabalho que o faça sentir-se valorizado, é importante que o colaborador sinta orgulho em trabalhar na empresa e em contribuir com seus objetivos.
É muito comum que as pessoas confundam Endomarketing com Comunicação Interna. Por isso, vale lembrar que Comunicação é apenas uma das ferramentas usadas pelo Endomarketing. Além de informar, é preciso saber identificar as necessidades de cada pessoa e tentar relacioná-las aos objetivos da empresa. A proposta não é só fazer propaganda interna, mas criar uma mobilização em prol do resultado final.
Para alguns autores de livros sobre Endomarketing, um dos maiores problemas está no fato de que algumas lideranças não se comunicam bem com suas equipes. Nestes casos, como ainda há pessoas que pensam que deter informação é poder, é preciso que os gestores de RH façam um trabalho específico para que as lideranças compreendam o papel estratégico da comunicação. Os líderes precisam conhecer suas equipes, suas necessidades e expectativas pessoais. Afinal, a maioria das pessoas trabalha para obter subsídios que lhes permitam suprir suas necessidades particulares e realizar seus sonhos pessoais.
Algumas empresas adotam políticas de incentivo financeiro, que também tem seu valor. Mas estímulos externos não motivam as pessoas de forma permanente. Neste sentido, o Endomarketing e seus esforços de comunicação e integração conseguem motivar os colaboradores por períodos mais longos do que prêmios, salários e benefícios. Assim, além de diminuir a rotatividade de funcionários, o marketing interno deve ser visto como uma estratégia de gestão determinante para o sucesso das organizações.
O ideal é que as ações sejam fruto do trabalho conjunto das áreas de RH e Marketing. Enquanto a primeira é a principal fonte de informação sobre os profissionais, a segunda detém o conhecimento das estratégias e técnicas para que o trabalho tenha o efeito esperado.
Fonte: Blog ABRH Nacional