24 de mai. de 2011

Mais de 1 milhão de pessoas ainda não retiraram o PIS- Pasep

Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram que ainda faltam 18,5 milhões de pessoas para receber o abono salarial do PIS-Pasep. Até o mês de abril foram resgatados o abono referente exercício de 2010/2011, com uma taxa de cobertura de 93,52%. No atual exercício já foram pagos R$ 8,689 bilhões.

A pessoa que trabalhou pelo menos por 30 dias, com carteira assinada no ano de 2009, pode estar na lista dos beneficiados para receber o PIS- Pasep, que pode chegar até dois salários mínimos. O trabalhador poderá sacar o valor até o dia 30 de junho.

Para ter acesso ao benefício, o trabalhador precisa estar inscrito há cinco anos no Programa de Integração Social (Pis) ou no Programa de Patrimônio do Servidor Público (Pasep), além de disso, o trabalhador deve ter sido informado corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais 2009).

Quem estiver inscrito no Pis pode sacar o dinheiro nas agências da Caixa Econômica Federal. Aqueles que possuírem o Cartão Cidadão, com senha cadastrada, podem fazer o saque em Lotéricas, Caixa de Autoatendimento e postos do Caixa Aqui. Os inscritos no Pasep recebem no Banco do Brasil. Para realizar o saque, o beneficiado deve apresentar um documento de identificação e o número de inscrição no Pis ou no Pasep.

O abono salarial começou a ser distribuído em julho de 2010, o trabalhador que ainda não sacou seu dinheiro, no valor de um salário mínimo, pode fazer isto até 30 de junho.

Fonte: Imperatriz Notícias